sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

GUARANÁ EM PÓ



O guaraná e bastante conhecido por seu efeito estimulante, proporcionando energia  por até 6h após a sua ingestão. Age no sistema nervoso central, diminuindo assim, a fadiga e o cansaço físico e mental. Por ser estimulante, também atua como afrodisíaco, revigorando o organismo de maneira geral, e assim, trazendo de volta ou conservando a potência sexual. Ativa o sistema circulatório, atuando também como um diurético em curto prazo, importante para quem tem retenção de líquidos.

O guaraná apresenta grande quantidade de amido. cerca de 60% da semente seca, taninos, metilxantinas - especialmente a cafeína, teobromina e teofilina, além de diversos compostos bioativos, como os flavonoides, aos sais minerais, apresenta fósforo, ferro, magnésio,  potássio, cálcio, assim como vitamina A  (importante para saúde ocular) e vitamina B1 (nutriente envolvido no metabolismo energético).

O pó de guaraná é rico em cafeína, chegando a até 8% de sua composição em sua massa seca. Para se ter uma ideia, o café possui até 2,5%, a erva-mate cerca 1% e o cacau aproximadamente 0,7%.

Estudos associam o consumo de cafeína com a maior capacidade da memória e redução do risco de enfermidades neurovegetativas, como a doença de Alzheimer. Outro grande emprego dessa substância deriva também de sua capacidade em promover a performance e resistência física de atletas quando submetidos a situação de exercícios físicos extenuante.

O pó de guaraná também conta com a teobromina. A substância possui efeito broncoprotetor pela capacidade em dilatar os vasos sanguíneos e promover o relaxamento dos brônquios, fator que pode ser útil em tratamentos de doenças respiratórias como a asma. Além disso, a teobromina exerce efeitos no sistema nervoso central, porém em menor grau quando comparado à cafeína.


Benefícios do guaraná em pó:

  • Estimula a renovação das células, agindo como um tônico rejuvenescedor, por ser um antioxidante  que combate os radicais livres.
  • Proporciona mais energia e disposição, podendo dar um "up" nos seus treinos na academia.
  • Funciona como termogênico aumentando o metabolismo e acelerando a queima das calorias.
  • Previne contra o câncer.
  • Afrodisíaco e estimulante natural.
  • Ajuda no controle do colesterol e da glicose na corrente sanguínea.
  • Regularizador intestinal.
  • Melhora dores de cabeça e enxaquecas.
  • Melhora a concentração e o raciocínio.
  • Bom para diabéticos.
  • Melhora a circulação sanguínea.


O pó de Guaraná pode ser consumido tradicionalmente misturando à água ou em outras bebidas, com finalidade melhorar a sua palatabilidade, amenizando o sabor amargo e adstringente (em decorrência dos taninos, cafeínas e teobromina), podendo ser adicionado a sucos naturais, iogurtes ou batidos em smoothies ou vitaminas de frutas, por exemplo.    

Com o objetivo de promover o desempenho durante o exercício físico e considerando que a cafeína é rapidamente absorvida por via oral e atinge o  pico no organismo cerca de uma hora após sua administração, orienta-se ingerir o pó de guaraná (assim como demais substâncias estimulantes), no período do pré-treino. Para indivíduos que desejem consumir o pó de guaraná não necessariamente associado ao exercício, indica-se a ingestão no período da manhã ou até início de tarde, longe das refeições principais, como o almoço. Em virtude da possibilidade de causar insônia e interferir na qualidade do sono, não é recomendada a administração à noite ou próximo do horário de dormir.


Contra-indicações 

de Guaraná


É contra-indicado em pacientes com ansiedade, hipertireoidismo, arritmias, taquicardia paroxítica, gastrite, colón irritável e também durante a gravidez e lactação. Não deve ser utilizado por pessoas cardíacas, hipertensos e menores de 12 anos.